sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mestre de muay thai Pako Oliveira levará dois de seus alunos para competirem em mundial na Tailândia


     O mestre Pako Oliveira - que atua em academias em Sorocaba, Votorantim, Porto Feliz e região - é o único representante no Brasil do muay thai oriundo da Tailândia. Ele treina esta arte há mais de 20 anos e ficou durante cinco anos na terra natal do esporte para aprimorar as suas técnicas. Quando retornou, há dois anos, identificou em dois de seus alunos um grande potencial para o esporte, eram eles Cristiane Maria e Vitor Moraes, tanto que, no dia 5 de março, eles embarcam rumo ao país de origem do boxe tailandês, para, no dia 17, disputar o mais importante e concorrido campeonato da modalidade no mundo.
      Vitor Moraes tem apenas 17 anos e treina muay thai há 4 anos, dois deles com o Pako. Já disputou 6 campeonatos da modalidade, venceu 5 e perdeu sua última luta. Mas, segundo ele, essa derrota o motiva a querer ainda mais essa vitória na Tailândia. “Estou treinando muito para ir bem no mundial, treino ao menos duas vezes por dia, de segunda à sábado. Às vezes, até no domingo também”, comenta.
A categoria de Vitor no muay thai é a meio pesado (na qual o atleta tem que pesar até 69 quilos), a mais difícil do mundial. “Ele é um lutador excepcional, tem muita disciplina e muita técnica, sei que fará bonito na Tailândia, mas na sua categoria estão outros atletas muito bons também. Se ele não voltar com o título, essa experiência fará com que ele conquiste mais maturidade”, declara o mestre Pako sobre Vitor. “Só de estar lá, para mim já será o máximo”, comemorou o aluno.
Cristiane Maria tem 18 anos de idade. Aos 13 anos, ela ingressou nas artes marciais praticando kickboxing, logo migrou para o karatê aonde alcançou a faixa preta, praticou também jiu-jitsu e boxe, mas foi com o muay thai que ela mais se identificou. Praticante da arte tailandesa há quatro anos, há quase dois anos começou a levar a arte tailandesa mais a sério. Foi quando ela conheceu o mestre Pako Oliveira, que a apresentou ao boxe tailandês raiz, o originário da Tailândia. “Eu senti muita diferença na metodologia de ensino do mestre Pako, nos outros o foco maior era para o aquecimento, o condicionamento físico, com ele esta parte do treino também é valorizada, mas as técnicas são mais apuradas, mais estratégicas, se aplicarmos o golpe da maneira correta não tem como não causar o efeito desejado no adversário”, explica a jovem.
       A jovem Cristiane é a grande aposta do mestre para este mundial. “Ela tem um chute muito bom e é uma aluna disciplinada, que aprende muito rápido, logo percebi que se tratava de uma atleta de alto rendimento e a convidei para participar de competições, desde então os treinos ficaram mais pesados”, relembra Pako, que afirma conhecer as competidoras de lá e que Cristiane tem tudo para voltar com o cinturão da competição para casa.
    Mestre e discípulos embarcam para Tailândia no dia 5 de março, passarão por um período de treinos e adaptação para, no dia 17, disputarem o campeonato mundial. “Chegaremos duas semanas antes da competição para eles se adaptarem ao clima do local e também para que eles possam conhecer meus mestres, que certamente transmitirão importantes conhecimentos”, planeja Pako.
Agradecimento a assessora:

Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa
(15) 99652-0754/ (11) 98595-5233




Nenhum comentário:

Postar um comentário